PUBLICIDADE

Calor e muitas pancadas de chuva pelo Brasil

Risco de chuva forte no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte

27 jan 2023 - 02h47
(atualizado às 05h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil combinado com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera foram grandes áreas de instabilidade sobre o país. Uma área de baixa pressão atmosférica atua sobre sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e ajuda a manter as nuvens carregadas nestas Regiões. Nuvens carregadas crescem também sobre o Norte e no Nordeste. 

A zona de convergência intertropical (ZCIT) está atividade sobre a costa norte do Nordeste do Brasil e uma frente fria passa em alto-mar, na altura do sul Rio Grande do Sul.

 

Foto: Climatempo

Chuva forte passa sobre Belo Horizonte em 26/1/2023

Previsão do tempo para 27/01/2023 - sexta-feira

Região Sul

Sol forte e tempo seco, sem chuva, em todo o Paraná, em praticamente todo o estado de Santa Catarina. Pode chover à tarde na serra catarinense. O sol predomina também no litoral central e norte do Rio Grande do Sul, na Grande Porto Alegre, no norte e oeste gaúcho. No restante do Rio Grande do Sul, o dia é com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

Região Sudeste

O predomínio de ar quente e úmido e uma baixa pressão atmosférica geram muitas áreas de instabilidade sobre o Sudeste. A maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. No centro, norte e noroeste de São Paulo, o sol aparece forte e ocorrem algumas pancadas de chuva à tarde e à noite 

Nas demais regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e no litoral sul fluminense, o sol predomina e não chove.

Região Centro-Oeste

A presença de uma baixa pressão atmosférica e de muito ar quente e  úmido sobre o Centro-Oeste do país forma muitas áreas de instabilidade sobre a Região. Chove na maioria das áreas da Região. O sol predomina o dia todo apenas no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol aparece e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. Em Goiás, Mato Grosso e no  e Distrito Federal, o dia é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser fortes.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Nordeste do Brasil. Chove em todos os estados no decorrer desta sexta-feira.

Mesmo com períodos de sol, pancadas de chuva com raios podem ocorrer no interior e no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e no sertão de Pernambuco. Tem risco de chuva forte. 

Região Norte

Muitas áreas de instabilidade se formam também sobre o Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. Esa sexta-feira é mais um dia com tempo instável, com muita nebulosidade, períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Chove várias vezes no decorrer do dia e há risco de chuva forte na maior parte da Região Norte. O sol predomina e não chove em Roraima, no noroeste do Amazonas e no oeste do Acre.

Alertas meteorológicos para  27/01/2023 - sexta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Cuiabá, Goiânia, Brasília, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

Alerta para temporais no interior do Espírito Santo, em Minas Gerais (exceto no Vale do Jequitinhonha e Sul de Minas), em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no leste do Amazonas, no Pará (exceto no noroeste do estado) , no sul do Tocantins, no noroeste do Maranhão 

 Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de litoral central e sul do Espírito Santo, no litoral norte e interior do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no norte de São Paulo, no extremo norte do Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no centro e leste do Acre,no Amapá, no Amazonas (exceto no noroeste e leste do estado), no leste do Pará, no Tocantins (exceto no sul do estado),  no Oeste e noroeste da Bahia,no Ceará, no Piauí (exceto no norte do estado), no Maranhão (exceto no noroeste do estado)

Atenção para chuva moderada no litoral central e sul da Bahia, no norte capixaba, no litoral de Pernambuco, da Paraíba e do leste do Rio Grande do Norte.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, norte, sul e oeste do Paraná, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e centro-leste São Paulo 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade