PUBLICIDADE

Atenção! Quatro alertas de tempestades são emitidos para o RS

Os alertas abrangem todo o território gaúcho e preveem tempestades com granizo e ventos fortes

21 jun 2024 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira (21) sob a influência de quatro alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas mais atingidas são as regiões Sudoeste, Centro, Noroeste, Sudeste, Serra, Noroeste, Região Metropolitana, Nordeste, Centro Oriental, além de partes do Oeste e Sul de Santa Catarina.

Foto: Inmet / Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Dois alertas laranja, de perigo, foram emitidos pelo Inmet. O primeiro, válido até as 10h, prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Rajadas de vento entre 60 e 100 km/h também são esperadas, com possibilidade de queda de granizo. O risco de alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia elétrica é alto.

O segundo alerta laranja, válido até as 13h, apresenta condições similares ao primeiro e abrange grande parte dos mesmos municípios, incluindo áreas próximas à Região Metropolitana.

Outros dois alertas, desta vez amarelos, indicam perigo potencial. O primeiro, válido até as 10h, prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros no dia. Ventos intensos com rajadas de 40 a 60 km/h e queda de granizo também são possíveis. O risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica é baixo.

O último alerta amarelo, também válido até as 10h, apresenta as mesmas condições do terceiro, abrangendo muitos dos mesmos municípios e se estendendo ao Centro Ocidental.

Recomendações:

Em razão dos alertas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta a população para:

  • Evitar áreas abertas durante as tempestades;
  • Buscar abrigo em local seguro;
  • Desligar aparelhos eletrônicos;
  • Ficar atento a quedas de árvores e postes;
  • Em caso de emergência, ligar para o 190 (Polícia Militar) ou 199 (Defesa Civil).
Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade