PUBLICIDADE

Porto Alegre cresce na locação de imóveis e regiões decolam

Estudo mostra que as transações imobiliárias avançaram neste ano de 2022 na capital gaúcha e alguns bairros específicos despontam na procura dos novos inquilinos

6 dez 2022 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo do Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi/RS) apresentou o cenário do mercado de aluguéis em Porto Alegre e a rápida recuperação ao longo dos últimos anos. Segundo a entidade, os aluguéis de imóveis comerciais, por exemplo, que sofreram uma queda de 29,4% no ano de 2020, agora já registram o mesmo crescimento identificado no ano de 2021. A pesquisa analisou o período de 2018 até abril de 2022.

Foto: Banco de Imagem (Unsplash) / DINO

Os dados ainda apontam uma estabilização nos negócios de locação residencial, já que neste ano os números também estão muito próximos dos índices do ano passado. Para moradia, o estudo mostra os bairros em destaque e que despertaram a maior procura dos futuros inquilinos: Petrópolis foi o líder do ranking, seguido do Centro Histórico, Partenon, Bom Fim, Menino Deus e Santana.

Em relação aos imóveis comerciais, algumas regiões se repetem e decolam no interesse do mercado gaúcho para abrigar empresas, consultórios e outros pontos comerciais. É o caso do Centro Histórico e Petrópolis, mas que, nesta modalidade de negócio, acompanham outros bairros de destaque: Moinhos de Vento, Rio Branco e Floresta.

A aceleração desse mercado e regiões específicas confirmando o crescimento são reflexos da estabilização pós-pandemia percebidos diretamente pelas imobiliárias, no dia a dia junto ao consumidor. Dados do grupo imobiliário Auxiliadora Predial analisando o período de janeiro a outubro de 2022 mostram uma alta de 10% em locações de seus imóveis na comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, os bairros que são topo do ranking também acompanham o estudo. Centro e Petrópolis lideram as locações de forma geral - residenciais e comerciais -, representando 11,8% e 10,4% dos negócios fechados, respectivamente. No entanto, uma novidade é adicionada: o bairro Menino Deus ocupa o terceiro lugar com 6,1% do total de contratos de aluguel.

De acordo com o diretor de Aluguéis da Auxiliadora Predial, Mario César Soares, quando é feita a segmentação, algumas tendências ficam ainda mais perceptíveis. "É interessante analisar que quando separamos essa procura em comercial e residencial, há uma pequena variação na ordem dos bairros que ocupam o topo da lista em aluguéis. Para quem visa o comercial, Petrópolis é o mais buscado (17,5%), seguido por Centro Histórico (13,7%) e Menino Deus (7,15%)", explica Soares, que finaliza: "já os mais procurados na área residencial são Centro Histórico (12,3%), Menino Deus e Petrópolis (6,2%) e Cidade Baixa (4,4%)". 

Setor de vendas segue o mesmo caminho

Apesar do estudo do Secovi/RS apresentar os dados de locação, segundo Matheus Kurtz, diretor de Vendas e Franquias da Auxiliadora Predial, vale destacar que o setor de vendas muitas vezes também acompanha as mesmas tendências do aluguel. "As regiões onde há mais vendas na capital do Rio Grande do Sul indicam o mesmo padrão da locação, sendo o Centro, Petrópolis e Menino Deus alguns dos destaques quando o consumidor busca por imóveis para comprar, seja para morar ou investir", afirma. "Essas regiões do ranking presentes no estudo também estão em destaque durante este período de fim de ano. O mercado está aquecido no estado", finaliza Kurtz.

Website: https://www.auxiliadorapredial.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade