PUBLICIDADE

Polícia e manifestantes se enfrentam na capital do Irã

Governo proibiu evento da oposição nesta segunda-feira alegando que tem motivação política.

14 fev 2011 - 14h14
Compartilhar

Ativista subiu em guindaste para protestar em Teerã

A polícia do Irã entrou em confronto nesta segunda-feira contra manifestantes que se reuniram para um evento que foi proibido pelas autoridades no centro da capital do país, Teerã.

Policiais disparam bombas de gás lacrimogêneo contra as pessoas que foram às ruas participar do evento, convocado originalmente para mostrar apoio aos manifestantes no Egito.

Mohsen Asgari, um produtor da BBC em Teerã que foi afetado pelo gás, descreveu o centro da capital iraniana como um "caos total", com "confrontos graves" entre a polícia e os manifestantes, além de muitas prisões.

Vários grupos de oposição prometeram participar da manifestação em Teerã.

Apesar de o governo iraniano oficialmente apoiar os protestos no Egito, eles também afirmam que as manifestações de Teerã são "ações políticas" dos líderes de oposição.

De acordo com o site oficial do líder de oposição Hossein Mousavi, a polícia o colocou em prisão domiciliar nesta segunda-feira. A página na internet afirma que esta medida visa impedir que Mousavi participe do protesto.

Mehdi Karroubi, outro líder oposicionista, também está sem poder sair de casa.

Bloqueio nas comunicações

As autoridades do país aumentaram a segurança na capital, bloquearam o acesso a sites na internet e transmissões de canais de TV estrangeiros via satélite.

Analistas afirmam que o governo do Irã está tentando evitar que os grupos oposicionistas do país usem as manifestações do Egito como desculpa de retomar os protestos contra o governo, que ocorreram em peso em 2009 contra a então reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O produtor da BBC conta que, em um gesto surpreendente, um homem escalou um guindaste no centro de Teerã e começou a chamar as pessoas para a manifestação desta segunda-feira.

O homem tentou se matar se as autoridades tentassem se aproximar, mas depois foi preso pela polícia, segundo Mohsen Asgari.

Ainda na manhã desta segunda-feira, furgões da polícia iraniana bloquearam o caminho que leva à casa de Hossein Mousavi e desconectou o telefone celular e o fixo do líder oposicionista, segundo seu site Kaleme.com.

Na semana passada, quase uma dezena de pessoas próximas a Mousavi foram detidas.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade