PUBLICIDADE

Pitadas: Königsberger klopse, almôndegas à moda alemã

25 abr 2017 - 07h35
Compartilhar
Exibir comentários

Bolinhas de carne com molho branco e alcaparras, surgidas na antiga Prússia, são hoje típicas sobretudo no norte da Alemanha e em Berlim. Como ingrediente inusitado, a receita leva anchovas.No Brasil, nunca vi alcaparras serem servidas com carne. Só as conhecia com peixe, como salmão ou truta. Eis que na Alemanha há almôndegas, geralmente preparadas com carne bovina e suína, servidas com um molho de alcaparras. Para completar, a receita ainda leva anchovas. E não é que combina?

O nome das almôndegas (klopse, em alemão) remete a Königsberg, antiga capital da Prússia, então sob domínio alemão e onde as famílias costumavam comer o prato aos domingos. Rebatizada de Kaliningrado em 1946, a cidade é atualmente capital do Oblast de Kaliningrado, um enclave russo, entre a Polônia e a Lituânia.

Hoje a receita é popular sobretudo no norte da Alemanha, particularmente em Berlim. As almôndegas são simples de preparar, sendo cozidas e não fritas. Para quebrar o gosto marcante das alcaparras, o molho leva creme de leite e uma pitada de açúcar.

As anchovas realmente surpreendem quem nunca provou o prato. Mas um exemplo de que os alemães não são os únicos a ousar na combinação de peixe com carne é o famoso vitello tonnato dos italianos: vitela fatiada com molho de atum.

As königsberger klopse são geralmente servidas com arroz - que fica ainda mais gostoso à moda brasileira, com cebola e alho - ou batatas cozidas. Beterrabas em conserva também são um acompanhamento clássico. Há versões com carne bovina, suína ou com uma mistura das duas.

Confira a receita:

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 pãozinho amanhecido

2 cebolas pequenas

600 g de carne moída

3 ovos

Sal

Pimenta-do-reino

4 anchovas em conserva

50 g de manteiga

40 g de farinha de trigo

50 g de alcaparras

Suco de um limão

1 pitada de açúcar

100 ml de creme de leite

Modo de preparo

Amolecer o pão em água morna. Descascar e picar a cebola. Misturar a carne com o pão espremido, a cebola e um ovo. Temperar bem com sal e pimenta. Lavar as anchovas e picar bem. Acrescentá-las à carne e trabalhar tudo com as mãos, até obter uma massa homogênea.

Numa panela, ferver água com sal. Formar almôndegas com a massa de carne e deixar cozinhando na água por cerca de 20 minutos.

Derreter a manteiga numa panela e peneirar a farinha por cima. Mexer bem e acrescentar um pouco da água usada para cozinhar as almôndegas, até obter um molho cremoso. Ferver o molho por cerca de dez minutos, acrescentar as alcaparras e temperar com o limão, sal, açúcar e pimenta-do-reino.

Separar a gema e a clara dos dois ovos restantes e bater as gemas com o creme de leite. Acrescentar ao molho. Servir as almôndegas com o molho de alcaparras, acompanhadas de arroz ou batatas cozidas.

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade