PUBLICIDADE

Peña Nieto cancela visita a Trump após discussão

25 fev 2018 - 11h55
(atualizado em 26/2/2018 às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente do México volta a suspender viagem aos EUA após telefonema tenso com americano sobre construção de um muro entre os dois países, diz "The Washington Post". Jornal afirma que bilionário "perdeu as estribeiras".O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, voltou a suspender uma visita oficial aos Estados Unidos depois de ter discutido ao telefone com o presidente Donald Trump, que insiste que o México pague a construção de um muro entre os dois países, informou neste sábado (25/02) o jornal The Washington Post.

Presidente americano teria "perdido as estribeiras" durante telefonema
Presidente americano teria "perdido as estribeiras" durante telefonema
Foto: DW / Deutsche Welle

O jornal, que cita funcionários governamentais americanos e mexicanos, assegura que Peña Nieto planejava uma viagem oficial a Washington este mês ou no início de março, mas ambos países concordaram em suspender o plano depois que Trump não aceitou afirmar publicamente que o México não financiará o muro fronteiriço.

A conversa, de 50 minutos de duração, aconteceu na terça-feira passada e, em grande parte, esteve dedicada a discutir o assunto do muro, embora não se tenha chegado a um acordo. Segundo um funcionário mexicano, durante a conversa Trump "perdeu as estribeiras".

O jornal também indica que os funcionários americanos descreveram o presidente dos EUA como frustrado e exasperado, ao assegurar que Trump não considera razoável que Peña Nieto espere que ele vá abandonar sua promessa de campanha de obrigar o México a pagar pela construção da barreira fronteiriça.

Depois do anúncio de que Trump assinou uma ordem executiva que decreta o início da construção do muro, em janeiro de 2017, o presidente mexicano adiou pela primeira vez uma visita oficial a Washington.

Embora os dois governos tenham continuado dialogando e tenham suavizado o tom, Trump segue exigindo que o país vizinho pague pelo muro, enquanto o presidente mexicano insiste que nunca fará isso. "O México não acredita em muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro", declarou Peña Nieto num vídeo publicado no Twitter.

MD/efe/lusa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade