PUBLICIDADE

Partido populista AfD herda fortuna milionária

14 fev 2020 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários

Engenheiro do norte da Alemanha determinou em testamento que AfD é sua única herdeira e a beneficia com cerca de 7 milhões de euros em ouro e imóveis. Doador não era afiliado.O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) foi beneficiado com uma herança de cerca de 7 milhões de euros, noticiou o jornal Süddeutsche Zeitung nesta sexta-feira (14/02). Trata-se de um dos maiores repasses de dinheiro a um partido político já feitos na Alemanha.

O doador, um engenheiro do norte da Alemanha cujo nome ainda não foi divulgado, não era membro do partido, afirmou a AfD, que confirmou a notícia.

O milionário, da cidade de Bückeburg, no estado da Baixa Saxônia, deixou um testamento nomeando a agremiação populista de direita sua única herdeira. Ele morreu em 2018.

O testamento foi aberto em seguida. Entretanto, foi necessário um certo tempo para determinar se tudo estava correto e calcular o valor da fortuna, composta sobretudo de imóveis, moedas de ouro e barras de ouro.

A herança vem num momento oportuno para o partido, que tem dívidas de cerca de 1 milhão de euros por causa de multas relativas a um escândalo de doações ilegais. As dificuldades levaram a sigla a pedir para que seus 38 mil afiliados contribuam com uma anuidade adicional de 120 euros, a fim de reunir "centenas de milhares" de euros para a "luta de defesa jurídica".

Se a herança for considerada legalmente uma doação partidária, ela poderá ajudar a AfD ainda de outra maneira. Pela lei alemã, os partidos políticos só têm acesso a recursos do fundo partidário se comprovarem que foram capazes de obter por meios próprios um valor equivalente. Heranças, a princípio, não contam.

Nesta quarta-feira foi divulgado que um empresário de Berlim doou 100 mil euros à AfD do estado da Turíngia.

MD/dpa/afp

__________________________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade