PUBLICIDADE

Mundo

Paralisação do governo dos EUA acaba após acordo sobre gastos e imigração no Congresso

23 jan 2018 - 08h53
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O Congresso dos Estados Unidos votou na segunda-feira para encerrar uma paralisação de três dias do governo norte-americano, aprovando o mais recente projeto de lei de financiamento de curto prazo uma vez que os democratas aceitaram promessas de republicanos para um debate amplo sobre o futuro de jovens imigrantes ilegais.

Edifício do Capitólio dos EUA, em Washington 22/01/2018 REUTERS/Carlos Barria
Edifício do Capitólio dos EUA, em Washington 22/01/2018 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

O quarto projeto de lei de financiamento temporário desde outubro foi aprovado facilmente no Senado e na Câmara dos Deputados. O presidente Donald Trump assinou posteriormente a medida, em grande medida um produto de negociações entre líderes do Senado.

A promulgação da medida por Trump permitiu que o governo voltasse a funcionar completamente nesta terça-feira e se mantenha na ativa até 8 de fevereiro, quando o Congresso, liderado por republicanos, terá que revisitar o orçamento e políticas imigratórias, duas questões distintas que se tornaram intimamente ligadas.

A Câmara aprovou o projeto de lei de financiamento por uma votação de 266 a 150, horas após a medida ser aprovada no Senado por 81 a 18.

As tentativas de Trump de negociar um fim à paralisação com o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, entraram em colapso na sexta-feira após recriminações e acusações. O presidente republicanos deu um novo golpe aos democratas ao celebrar o acordo do Senado.

"Estou feliz que os democratas do Congresso retomaram seu juízo", disse Trump em comunicado. "Nós iremos fazer um acordo de longo prazo sobre imigração se, e somente se, for bom para o país".

Imigração e orçamento estão ligados por conta do fracasso do Congresso em aprovar um orçamento em larga escala a tempo até 1º de outubro de 2017, somente semanas após Trump ordenar sumariamente um fim até março das proteções legais da era Obama para jovens imigrantes.

O fracasso orçamentário exigiu aprovação do Congresso de uma série de medidas temporárias de financiamento, dando aos democratas vantagem a cada passo do caminho já que possuem votos necessários para superar um mínimo de 60 votos no Senado para a maior parte das legislações.

Com a autoridade de gastos do governo prestes a expirar novamente à meia-noite de sexta-feira, democratas retiraram apoio a uma quarta medida temporária de gastos e exigiram ação para os imigrantes jovens.

Os cerca de 700 mil jovens foram levados aos Estados Unidos ilegalmente quando crianças, principalmente do México e da América Central. A maioria cresceu nos Estados Unidos.

Democratas, como uma condição para apoiar a nova medida de gastos, exigiram uma resolução sobre o futuro incerto que Trump criou para esses jovens no ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade