PUBLICIDADE

Maia afirma que relação Bolsonaro com parlamentares melhorou

Presidente da Câmara afirma que o governo tem dado "demonstrações de relação muito correta com respeito ao Parlamento e ao Poder Judiciário"

16 nov 2019 - 16h52
(atualizado às 17h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Maia afirma que relação Bolsonaro com parlamentares melhorou
Maia afirma que relação Bolsonaro com parlamentares melhorou
Foto: Reuters

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que "o governo não tem mais posições de ataque ao Parlamento, pois a relação é boa e de diálogo" com o Poder Legislativo, apesar de "um começo (de ano) muito conflituoso". "O governo tem dado demonstrações de relação muito correta com respeito ao parlamento e ao Poder Judiciário", destacou Maia.

Questionado pelo Broadcast como avaliou declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre uma eventual necessidade de adoção no Brasil de um ato semelhante ao AI-5 caso ocorresse no País atos de protestos e violência como ocorreram em outros países da América do Sul, e também do general Augusto Heleno ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que aparentemente teria endossado a posição do parlamentar, o presidente da Câmara respondeu: "O Eduardo é deputado. Fez uma crítica como deputado e foi criticado também. O general Heleno fez uma segunda entrevista ao Estadão, organizando a parte dele, que ficou de bom tamanho. Ele é um quadro importante do governo e aquela primeira entrevista que deu ao Estadão ficou estranha."

Em entrevista ao Estado após a declaração de Eduardo Bolsonaro sobre o "novo AI-5", Heleno havia dito que teria que "estudar como fazer". "Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo", disse.

Após críticas, inclusive de Rodrigo Maia, Heleno deu uma nova entrevista ao Estado em que nega ter endossado a fala do filho do presidente. "Jamais pensei em resgatar o AI-5 nos atuais tempos do Brasil. O AI-5 foi instrumento do passado, que tem de ser vinculado àquela época. Não tem o menor sentido pensar que ele possa ser aplicado, com ou sem modificações, nos dias de hoje", afirmou.

Maia disse que aprendeu com seu pai, o ex-prefeito do Rio e atual vereador, Cesar Maia (DEM), que a pior coisa em política é usar a ironia. "E na primeira entrevista, ele (general Heleno) usou a ironia para criticar a posição do Eduardo sobre o AI-5, mas ficou parecendo que estava apoiando. Então foi importante que ele voltou e reafirmou o compromisso dele com a democracia e com o ambiente mais equilibrado entre as relações entre os Poderes."

Veja também:

Para Maia, STF não encerrou julgamento e transferiu responsabilidade sobre segunda instância ao parlamento:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade