PUBLICIDADE

Papa pede dia mundial de "oração pela paz" por crise na Ucrânia

23 jan 2022 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco anunciou neste domingo um dia internacional de "oração pela paz" em 26 de janeiro para impedir que a crise na Ucrânia se agrave, dizendo que as tensões estão ameaçando a segurança da Europa e arriscando gerar vastas repercussões.

Francisco anunciou o dia de oração e fez um apelo ao diálogo para conter a crise durante seu discurso semanal e bênção aos peregrinos e turistas na Praça de São Pedro.

Os principais diplomatas dos EUA e da Rússia falharam na sexta-feira em obter avanço significativo nas negociações para resolver a crise da Ucrânia, embora tenham concordado em continuar conversando. Neste domingo, o Reino Unido acusou a Rússia de tentar instalar um líder pró-Rússia na Ucrânia.

"Acompanho com preocupação as crescentes tensões que ameaçam desferir um novo golpe à paz na Ucrânia e colocar em dúvida a segurança da Europa, com repercussões ainda mais vastas", disse.

O papa apelou a "todas as pessoas de boa vontade" que rezem na próxima quarta-feira para que todas as iniciativas políticas "sejam a serviço da fraternidade humana" e não de interesses partidários. O Vaticano não deu detalhes imediatos sobre como o papa marcaria o dia.

"Aqueles que perseguem seus interesses prejudicando os outros desprezam sua vocação de homem, porque todos nós fomos criados como irmãos", disse Francisco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade