PUBLICIDADE

Papa Francisco lamenta conversão da Santa Sofia em mesquita

12 jul 2020 - 12h50
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Pontífice se diz "muito entristecido", referindo-se à decisão do governo turco de devolver status religioso ao monumento histórico. Cartão-postal de Istambul, prédio bizantino do século 6 funciona como museu desde 1934.O papa Francisco disse neste domingo (12/07) que está "muito entristecido" com a decisão da Turquia de transformar a basílica de Santa Sofia de museu em mesquita. A construção bizantina do século 6 foi originalmente construída em Istambul como catedral cristã.

Pontífice expressou tristeza pela conversão em mesquita do monumento centenário em Istambul
Pontífice expressou tristeza pela conversão em mesquita do monumento centenário em Istambul
Foto: DW / Deutsche Welle

Em um comentário breve e improvisado de sua janela com vista para a Praça de São Pedro, ao final da tradicional oração do Angelus, o pontífice disse que a Igreja Católica celebra neste domingo o Dia Internacional do Mar. "E o mar me leva longe com meu pensamento. Penso em Istambul, penso em Santa Sofia. Fico muito entristecido.''

O papa não falou mais nada sobre o assunto, mas estava claramente se referindo à determinação do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de converter formalmente o edifício monumental de volta a uma mesquita.

A colossal Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, foi transformada em mesquita depois que os otomanos conquistaram a cidade em 1453. O governo secular turco decidiu em 1934 fazer do prédio um museu.

O dirigente supremo da Igreja Católica está, assim, adicionando sua voz às fortes objeções divulgadas no dia anterior pelo chefe do Conselho Mundial de Igrejas, organização ecumênica sediada em Genebra. A entidade comunicou seu "pesar e consternação", ressaltando que a Hagia Sophia tem sido "um lugar de abertura, encontro e inspiração para pessoas de todas as nações". Entre os membros do conselho estão igrejas protestantes, ortodoxa e anglicana.

Erdogan assinou um decreto nesta sexta-feira para que a antiga basílica bizantina seja entregue para autoridades religiosas muçulmanas, efetivamente abrindo caminho para que a construção de 15 séculos de existência seja reconvertida em mesquita. O presidente turco disse que o local será aberto para serviços religiosos muçulmanos em 24 de julho.

O decreto foi divulgado logo depois que o Conselho de Estado, um tribunal superior administrativo alinhado ao governo turco, decidiu em favor de uma petição promovida por uma associação muçulmana pedindo a anulação de um decreto de 1934 que havia tirado o status religioso do local.

A decisão sobre o destino do local gerou críticas internacionais, inclusive dos Estados Unidos e da Rússia. Líderes cristãos ortodoxos e acadêmicos também protestaram, e há temor de que a medida vá aprofundar as tensões com a Grécia, que exigia a manutenção do status de museu.

MD/ap/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade