PUBLICIDADE

Papa excomunga padre envolvido em escândalo de abuso sexual no Chile

28 set 2018 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco excomungou o padre Fernando Karadima, de 88 anos, que está no centro do grande escândalo de abuso sexual na Igreja Católica no Chile, informou o Vaticano nesta sexta-feira.

Padro chileno Fernando Karadima em Santiago 11/11/2015 REUTERS/Carlos Vera
Padro chileno Fernando Karadima em Santiago 11/11/2015 REUTERS/Carlos Vera
Foto: Reuters

Karadima foi considerado culpado em uma investigação do Vaticano em 2011 de abusar de adolescentes por muitos anos. Ele recebeu à época ordem para viver uma vida de oração e penitência, mas não fora excomungado.

Sete bispos chilenos renunciaram desde junho, após uma investigação sobre um suposto encobrimento das ações de Karadima.

O padre Karadima, que sempre negou as acusações, escapou da Justiça civil por conta da prescrição dos crimes.

Um comunicado em espanhol do Vaticano chamou a decisão de excomungar Karadima de "excepcional", e disse que o papa agiu "pelo bem da Igreja".

Segundo o documento, Francisco assinou um decreto de excomunhão, tecnicamente conhecido como "redução ao estado laical", na quinta-feira, e Karadima, que muitos acreditam estar morando em uma casa de repouso na capital chilena, foi notificado nesta sexta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade