|
|
Curiosidades do Oscar Na contagem regressiva da premiação mais importante do cinema, leia algumas curiosidades deste 70 anos de Oscar. Divirta-se.
O segredo em relação aos vencedores não era tão importante - os envelopes lacrados, por exemplo, foram novidade apenas em 1941. Em 1930, a ganhadora na categoria de melhor atriz, Norma Shearer (por "The Divorcée"), pousou para fotografias com a estatueta dois dias antes da cerimônia.
Em 1934, houve a primeira vitória de lavada no prêmio: "Aconteceu Naquela Noite", de Frank Capra, levou as quatro estatuetas principais: a de melhor filme, diretor, ator (Clark Gable) e atriz (Claudette Colbert), o que não aconteceria de novo até 1975, com "Um Estranho no Ninho". Em 1935 é que surgiu o nome Oscar, porque a atriz Bette Davis disse que o homem da estatueta era parecido com seu primeiro marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr. Na premiação de 1938, Walt Disney ganhou um prêmio honorário especial por "Branca de Neve e os Sete Anões" - um Oscar maior e sete miniaturas.
O ano de 1943 foi o de "Casablanca", com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart, um dos clássicos de todos os tempos. Ninguém achava que o filme faria sucesso, por causa de todo aquele romantismo, fora de moda na época. Cinco anos depois, o vencedor foi outro clássico, "O Tesouro de Sierra Madre", de John Huston. (Agência Estado) |