Capa

Indicados

Fórum

Sites

 

 

Curiosidades do Oscar

Na contagem regressiva da premiação mais importante do cinema, leia algumas curiosidades deste 70 anos de Oscar. Divirta-se.

A primeira cerimônia do Oscar aconteceu no Roosevelt Hotel, em Hollywood, em 1929. Já havia o black-tie, mas os 12 prêmios foram distribuídos em apenas cinco minutos. O descaso foi tão grande que a maioria dos indicados não chegou nem mesmo a aparecer para receber a estatueta, até hoje a mesma: no formato de um homem nu, que segura uma espada, sobre um rolo de filme. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas mostrou-se conservadora desde a estréia do prêmio: aceitava apenas filmes mudos, porque não era muito chegada a inovações.

O segredo em relação aos vencedores não era tão importante - os envelopes lacrados, por exemplo, foram novidade apenas em 1941. Em 1930, a ganhadora na categoria de melhor atriz, Norma Shearer (por "The Divorcée"), pousou para fotografias com a estatueta dois dias antes da cerimônia.

Se você quer saber o que os astros reservam para o dia da premiação, não deixe de visitar o site da Mr.Showbiz, que mostra as previsões para a noite do Oscar 98 em inglês.

Em 1934, houve a primeira vitória de lavada no prêmio: "Aconteceu Naquela Noite", de Frank Capra, levou as quatro estatuetas principais: a de melhor filme, diretor, ator (Clark Gable) e atriz (Claudette Colbert), o que não aconteceria de novo até 1975, com "Um Estranho no Ninho".

Em 1935 é que surgiu o nome Oscar, porque a atriz Bette Davis disse que o homem da estatueta era parecido com seu primeiro marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr.

Na premiação de 1938, Walt Disney ganhou um prêmio honorário especial por "Branca de Neve e os Sete Anões" - um Oscar maior e sete miniaturas.

Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, o premiado foi o filme mais caro (US$ 3.957.000, em valores da época) e um dos que mais arrecadou em todos os tempos, "E o Vento Levou...", que ganhou oito Oscar. Vivian Leigh levou o prêmio, Clark Gable não, ao contrário do que muita gente acha. Hattie McDaniel, a empregada da senhorita Scarlett, foi a primeira negra a ganhar o prêmio, como atriz coadjuvante, que na época recebia apenas um placa.

O ano de 1943 foi o de "Casablanca", com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart, um dos clássicos de todos os tempos. Ninguém achava que o filme faria sucesso, por causa de todo aquele romantismo, fora de moda na época. Cinco anos depois, o vencedor foi outro clássico, "O Tesouro de Sierra Madre", de John Huston. (Agência Estado)