PUBLICIDADE

Oposição vence eleição em Istambul

23 jun 2019 - 15h44
(atualizado em 24/6/2019 às 07h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Partido do presidente Erdogan perde prefeitura da maior cidade da Turquia após mais de 20 anos no poder. Social-democrata ganha pela segunda vez seguida, após primeiro pleito ter sido anulado, em decisão controversa.O prefeito eleito de Istambul, o social-democrata Ekrem Imamoglu, prometeu "abrir uma nova página" no país. A declaração foi feita após o anúncio do resultado da eleição neste domingo (23/06), que impôs uma dura derrota ao conservador Binali Yildirim, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Ekrem Imamoglu prometeu "abrir uma nova página" no país
Ekrem Imamoglu prometeu "abrir uma nova página" no país
Foto: DW / Deutsche Welle

A vitória da centro-esquerda na maior metrópole turca encerrou um ciclo de mais de 20 anos de hegemonia do grupo político do mandatário na administração da cidade.

"Estas eleições são uma contribuição para a democracia na Turquia. Foram boas para a Turquia e para Istambul", afirmou o oposicionista, diante de dezenas de câmeras de televisão na sede de sua legenda, o Partido Republicano do Povo (CHP), situada no bairro de Sariyer.

Imamoglu obteve 54% dos votos, enquanto seu rival, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim, ficou com 45,1%, de acordo com os números divulgados após mais de 99% dos votos contados, segundo a agência de notícias estatal Anadolu.

Yildirim admitiu a derrota logo após o anúncio das primeiras parciais, comentando, em relação ao adversário: "Eu o parabenizo e lhe desejo sucesso." Imamoglu agradeceu especialmente o apoio das "centenas de milhares" que participaram como observadores nas seções eleitorais, classificando-os de "heróis da democracia".

As autoridades eleitorais turcas anularam o primeiro pleito, realizado em 31 de março e vencido por Imamoglu por uma diferença de 0,16% - menos de 14 mil votos. A controversa decisão atendeu a uma reivindicação da legenda de Erdogan, o AKP, apontando supostas irregularidades no pleito.

As eleições locais em março foram vistas como um referendo sobre as políticas de Erdogan e a popularidade de seu partido governista. Embora o AKP tenha vencido a maioria das eleições locais, ele perdeu a votação para a prefeitura da capital Ancara, assim como a disputa em Istambul.

Ao votar neste domingo, Erdogan dissera esperar que os eleitores "tomem a melhor decisão para Istambul", assim como uma grande participação nas urnas.

MD/efe/ap/dpa/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade