PUBLICIDADE

Ônibus-chuveiro em Hamburgo lembra que limpeza é dignidade

7 dez 2019 - 13h36
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Visando reconectar moradores de rua à sociedade, o Duschbus da associação GoBanyo nasceu da experiência de um jovem sem-teto. Veículo com chuveiros e sanitários é financiado por "crowdfunding".A partir deste sábado (07/12) os moradores de rua de Hamburgo poderão tomar banho num veículo modificado para abrigar instalações sanitárias. O "Duschbus" (ônibus-chuveiro) é financiado pela iniciativa de crowdfunding GoBanyo, que angariou mais de 168 mil euros em seis semanas.

Iniciador do projeto GoBanyo, Dominik Bloh, já foi morador de rua
Iniciador do projeto GoBanyo, Dominik Bloh, já foi morador de rua
Foto: DW / Deutsche Welle

A ideia partiu de um jovem alemão que se conectou com diversas organizações para fundar a entidade sem fins lucrativos GoBanyo. Ele já foi sem-teto, sendo forçado a utilizar sanitários das estações de trens e chuveiros de piscinas públicas.

De acordo com os organizadores, o projeto atualmente dispõe de fundos para funcionar durante seis meses, e o desafio é manter o ônibus limpo e ativo também no futuro. O site de crowdfunding da associação afirma que "toda pessoa tem o direito de se lavar", e sentir-se sujo impede os moradores de rua de cumprirem compromissos ou tentar melhorar a própria situação.

"Qualquer um que se sinta sujo evita contatos com outras pessoas. Há muita vergonha e é um círculo vicioso. Por isso o Duschbus oferece uma solução e constrói uma ponte de volta à sociedade", explicam os fundadores. Como lembra um vídeo no site, limpeza é dignidade.

O veículo tem três banheiros, cada um equipado com ducha, pia, privada e artigos de higiene, e são fornecidas também roupas limpas. O sistema hidráulico pode ser conectado a hidrantes e esgotos, dois tanques d'água contêm juntos um total de mil litros de água limpa e usada.

O Duschbus ficará estacionado quatro dias por semana, durante cinco horas, em três diferentes locações de Hamburgo, atendendo diariamente 30 usuários. Um grupo de voluntários o dirige e fornece assistência. Segundo dados oficiais, há pelo menos 2 mil sem-tetos na cidade no norte da Alemanha, mas especialistas estimam que os números reais são mais elevados.

AV/kna,dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade