PUBLICIDADE

O difícil resgate de jovens em caverna na Tailândia

3 jul 2018 - 07h12
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Grupo de 12 adolescentes e treinador de time juvenil de futebol foi encontrado após nove dias em local remoto e inundado. Complicada operação de resgate pode levar meses. Garotos terão aulas de mergulho.Equipes de resgate na Tailândia se preparam nesta terça-feira (03/07) para uma complicada operação para retirar um grupo de garotos que foram encontrados após nove dias presos numa caverna inundada.

Os 12 adolescentes, com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador em um time de futebol juvenil, de 25 anos, foram encontrados nesta segunda-feira por mergulhadores britânicos, a vários quilômetros da entrada da caverna, em uma elevação lamacenta cercada de água. Os garotos estavam magros e famintos, e alimentos e medicamentos foram levados até o local.

Os 13 membros da equipe de futebol Wild Boar ficaram presos na caverna no dia 23 de junho, após chuvas fortes inundarem a entrada principal do local. As equipes de resgate encontraram suas bicicletas, chuteiras e mochilas próximas à abertura. Pegadas e marcas das mãos levaram até o local onde o grupo foi descoberto.

Os mergulhadores relataram que algumas das frases que ouviram dos jovens ao serem encontrados foram "obrigado!", "que dia é hoje?" e "estamos com fome!".

Os militares tailandeses afirmaram que os jovens terão aulas de mergulho para conseguir deixar o complexo de cavernas de Tham Luang, localizado em Chiang Rai, no norte da Tailândia, e que é o quarto mais extenso do país, com cerca de 10 quilômetros. As cavernas ficam numa região fortemente atingida pelas monções.

"[Nos preparamos para] enviar alimentos adicionais para que possam suportar um período de ao menos quatro meses e treinaremos os 13 para que saibam mergulhar, enquanto continuamos a drenar a água", disse o capitão da Marinha tailandesa Anand Surawan.

Ele não quis especular sobre quanto tempo o grupo ainda deverá passar na caverna, mas especialistas dizem que a operação de resgate poderá durar vários meses.

São vários fatores que dificultam a operação, começando pela condição física dos jovens após nove dias sem alimentos e o fato de que não sabem mergulhar com equipamentos. Os mergulhadores da equipe de elite da marinha levam seis horas para realizar o percurso longo e tortuoso.

As equipes utilizam 20 bombas de drenagem para reduzir o nível da água nas partes mais inundadas, mas as fortes chuvas e problemas mecânicos nos equipamentos dificultam a operação. Linhas telefônicas deverão ser estendidas através da caverna para permitir a comunicação dos jovens com seus familiares.

Se não for possível retirar os jovens através do mergulho nas águas lamacentas da caverna, há ainda a possibilidade de realizar uma perfuração do solo para chegar até o grupo ou ainda esperar que as águas retrocedam.

As autoridades afirmam que a prioridade no momento é fazer com que o grupo se fortaleça fisicamente. Previsões do tempo indicam fortes chuvas durante a semana.

RC/afp/efe

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade