PUBLICIDADE

Niterói tem aumento de 16% de casos positivos de Influenza

Dados da Dasa e CHN mostram crescente de quadros gripais

30 dez 2021 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova variante do vírus Influenza, causador da gripe, foi identificada em vários locais do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, os casos vêm se tornando cada vez mais frequentes, ganhando status de epidemia - quando o volume de casos já ultrapassou as fronteiras do estado -, e, por isso, é muito importante que a população esteja alerta, como sugerem os especialistas em saúde.

De acordo com dados divulgados pela Dasa, a maior rede integrada de saúde do Brasil, houve aumento de casos positivos para a Influenza em Niterói.  No período de 15 a 21 de dezembro, o time de Data Analytics da rede mapeou um aumento de 16 pontos percentuais na taxa de positividade de casos de influenza nos exames realizados em seus laboratórios e hospital na cidade, o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).

Segundo o infectologista da Dasa, dr. Alberto Chebabo, o principal motivo para a alta circulação do H3N2 é a baixa adesão à vacina da gripe. "Mesmo nos grupos prioritários, a campanha não atingiu o objetivo esperado. Para diminuir os impactos da circulação do vírus, o imunizante precisa chegar ao menos a 70% da população", afirma o médico.

Na Emergência do CHN, o volume dos atendimentos relacionados com quadro gripal foi de 152 casos suspeitos diários entre adultos e de 95 entre crianças em média no período de 15 a 27 de dezembro. "É fundamental que toda a população se vacine contra a gripe (influenza). A vacinação contra a gripe é ainda mais importante na pandemia, pois reduz a circulação da Influenza, o que evita a epidemia e o aumento nos atendimentos em emergências, para que os profissionais de saúde possam se dedicar aos possíveis casos de Covid-19", reafirma Alex Sander Ribeiro gerente do Complexo de Emergências do CHN.

Segundo Alex Sander Ribeiro, as infecções provocadas pela Influenza e Covid-19 têm alguns sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo e musculares e calafrios. Mas é sempre importante se atentar, pois a Covid-19 causa muita dificuldade para respirar, e caso os sintomas se agravem, é importante buscar uma unidade hospitalar para verificar e realizar a testagem adequada.

A forma de transmissão é algo que os dois vírus possuem em comum, por isso os especialistas alertam que é fundamental continuar com todos os cuidados de prevenção recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): usar máscaras, higienizar as mãos, evitar aglomerações e seguir as instruções de vacinação.

A imunização contra a gripe pode ser iniciada a partir dos 6 meses de vida, e o importante é que a vacinação esteja em dia, pois não há mais a necessidade de aguardar 14 dias entre as doses dos imunizantes contra a Covid-19 e a gripe, já que as duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia. A única recomendação é para que os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 aguardem o prazo de 20 dias para se imunizarem contra a Influenza, segundo os especialistas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade