PUBLICIDADE

Nehammer tomará posse como líder austríaco na segunda-feira

4 dez 2021 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

O linha-dura da imigração, Karl Nehammer, será empossado como chanceler austríaco na segunda-feira, disse a presidência, após ser empurrado para a liderança pelo tumulto entre seu conservador Partido do Povo após a renúncia de Sebastian Kurz.

Nehammer, 49 anos, sucedeu Kurz como chefe do partido na sexta-feira e vai liderar o governo de coalizão com o Greens.

Ele assume um partido em desordem desde que Kurz deixou o cargo de chanceler em outubro por ter sido colocado sob investigação criminal por suspeita de crimes de corrupção. Kurz nega irregularidades.

O presidente Alexander Van der Bellen prestará juramento em Nehammer, que agora é ministro do Interior, na cerimônia de segunda-feira, disse a presidência em um comunicado neste sábado.

Nehammer, um ex-soldado e conselheiro de comunicações, disse que planeja manter os temas centrais da lei e da ordem das duas passagens de Kurz como chanceler desde 2017.

Ele também disse que o combate ao coronavírus seria uma prioridade. A Áustria está bloqueada enquanto as autoridades procuram aliviar a pressão sobre os hospitais que lidam com altas taxas de infecção.

A renúncia de Kurz como líder do partido na quinta-feira gerou ondas de choque no partido e levou dois de seus aliados mais próximos, o atual chanceler Alexander Schallenberg e o ministro das Finanças Gernot Bluemel, a dizer que também renunciariam.

Schallenberg estava no cargo há menos de dois meses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade