PUBLICIDADE

Não teria perdido meu tempo com Trump, diz Greta Thunberg

Ativista adolescente disse que não teria conversado com presidente porque ele não lhe daria nenhuma atenção

30 dez 2019 - 10h44
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A ativista adolescente do clima Greta Thunberg disse nesta segunda-feira que conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o aquecimento global teria sido uma perda de tempo, já que ele não teria lhe dado nenhuma atenção.

Ativista sueca Greta Thunberg olha para presidente dos EUA, Donald Trump, na ONU
23/09/2019
REUTERS/Andrew Hofstetter
Ativista sueca Greta Thunberg olha para presidente dos EUA, Donald Trump, na ONU 23/09/2019 REUTERS/Andrew Hofstetter
Foto: Reuters

Em uma entrevista ao programa Today, da rádio BBC, do qual foi a editora convidada, Greta também disse que considera engraçados os ataques pessoais que sofre e que espera voltar a ter uma vida normal.

Um vídeo da ativista sueca de 16 anos olhando para Trump em uma cúpula do clima da ONU em Nova York em setembro viralizou nas redes sociais. Trump questiona a ciência climática e está retirando os EUA do Acordo de Paris de 2015 contra a mudança climática.

Indagada sobre o que teria dito ao presidente se tivessem conversado, ela respondeu: "Sinceramente, acho que não teria dito nada, porque obviamente ele não está ouvindo os cientistas e especialistas, então por que me ouviria?"

"Então eu provavelmente não teria dito nada, não teria perdido meu tempo", acrescentou.

Neste mês, Trump disse no Twitter que Greta precisa de tratamento para a raiva, enquanto o presidente Jair Bolsonaro a chamou de "pirralha".

"Estes ataques são engraçados, porque obviamente não significam nada", disse. "Acho, claro, que significa algo — que ele estão aterrorizados de pessoas jovens provocarem mudanças que eles não querem —, mas isso na verdade só prova que estamos fazendo algo e que eles nos veem como um tipo de ameaça".

Greta chamou a atenção do mundo quando iniciou uma campanha espontânea aos 15 anos faltando à escola às sextas-feiras para protestar diante do Parlamento sueco.

Os protestos vêm inspirando milhões de jovens a agir para combater a mudança climática.

Greta, que foi eleita pela revista Time como a Pessoa do Ano de 2019, disse que se tornar uma ativista a ajudou a tirá-la da depressão de que sofria.

Mas ela também disse: "Espero não ter que continuar sendo uma ativista do clima. Só quero ser como todo mundo. Quero me educar e ser uma adolescente normal".

Veja também:

Trump chega à ONU e diz que Bolsonaro 'é um bom homem':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade