PUBLICIDADE

Mundo

Visita pelo vidro provoca lágrimas de alegria em lar de idosos em Portugal

14 mai 2020 - 21h57
Compartilhar
Exibir comentários

Maria das Mercês lutou para segurar as lágrimas após ver seu pai de 90 anos em um lar de idosos em Portugal - conversando com ele de dentro de uma caixa de vidro erguida em frente a uma janela e que permite que os idosos moradores recebam visitas familiares durante a pandemia do coronavírus. 

Mulher fala com o pai por meio de uma barreira de vidro em um asilo em Portugal, durante a pandemia do coronavírus. 12/5/2020. REUTERS/Rafael Marchante
Mulher fala com o pai por meio de uma barreira de vidro em um asilo em Portugal, durante a pandemia do coronavírus. 12/5/2020. REUTERS/Rafael Marchante
Foto: Reuters

"Tenho vontade de abraçá-lo", disse a portuguesa de 63 anos à Reuters após uma visita de 15 minutos à "Caixa de emoções", como a estrutura ficou conhecida. 

"Eu não acho que conseguiria resistir se a janela de vidro não estivesse aqui".

Aberta no início do mês na clínica de Montepio na cidade de Montijo, na margem oposta do Rio Tejo à Lisboa, a caixa com ar condicionado fica do lado de fora do edifício, em conjunto com um dos quartos. Moradores podem sentar e conversar com seus parentes usando microfones instalados dos dois lados. 

Mercês é uma dos muitos portugueses com parentes em casas de repouso que estão tendo dificuldades para lidar com a proibição às visitas impostas para proteger os frágeis moradores do contágio como parte de um lockdown imposto há quase dois meses.

Cerca de 14% das 2.500 casas de repouso em Portugal tiveram casos de coronavírus, de acordo com o governo. 

Portugal, que já reportou mais de 28 mil casos confirmados de coronavírus e 1.175 mortes - começou a aliviar o lockdown em 4 de maio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade