PUBLICIDADE

Mundo

Vietnã prende 8 por ligação nas 39 mortes no Reino Unido

Corpos foram encontrados em caminhão no dia 23 de outubro

4 nov 2019 - 17h20
(atualizado às 18h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Vietnã prendeu pelo menos oito pessoas nesta segunda-feira (4) por envolvimento com o caso dos 39 corpos encontrados dentro de um caminhão refrigerado no Reino Unido, no último dia 23 de outubro. Segundo as autoridades, citadas pelo jornal britânico "The Guardian", a medida está ligada a uma investigação para desmantelar as rede de imigração ilegal que levam migrantes para o Reino Unido. A publicação revelou que os suspeitos foram detidos na província vietnamita de Nghe An e podem fazer parte de uma rede de contrabando de vietnamitas para a Grã-Bretanha. Inicialmente, as 39 pessoas, sendo 31 homens e nove mulheres, mortas na carreta de um caminhão em Grays, sudeste do Reino Unido foram identificadas como de nacionalidade chinesa. No entanto, acredita-se que sejam cidadãos do Vietnã.

Vietnã prende 8 por ligação nas 39 mortes no Reino Unido
Vietnã prende 8 por ligação nas 39 mortes no Reino Unido
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    O motorista, um norte-irlandês de 25 anos e identificado como Mo Robinson, foi acusado de 39 crimes de homicídio e tráfico de pessoas, entre outros crimes. Já um segundo homem, identificado como Eamonn Harrison, de 22 anos, compareceu hoje (4) ao tribunal de Dublin, na Irlanda, por suspeita de envolvimento na tragédia.

    Um dia após o caminhão ser descoberto, o governo vietnamita já havia prestado condolências aos familiares das vítimas. "Esta é uma grave tragédia humanitária. Estamos profundamente tristes e gostaríamos de apresentar as nossas condolências às famílias das vítimas", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Le Thi Thu Hang.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade