PUBLICIDADE

Mundo

Vice-presidente dos EUA Pence diz ao papa Francisco: 'Você me fez um herói'

24 jan 2020 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, um ex-católico, teve uma reunião extraordinariamente longa com o papa Francisco nesta sexta-feira e disse que saiu do encontro sentindo-se "um herói".

Vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e papa Francisco durante audiência no Vaticano
24/01/2020 Alessandro Di Meo/Pool via REUTERS
Vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e papa Francisco durante audiência no Vaticano 24/01/2020 Alessandro Di Meo/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

A conversa de Pence com Francisco na biblioteca papal durou cerca de uma hora, o dobro do encontro entre o papa e o presidente dos EUA, Donald Trump, na mesma sala em maio de 2017.

Durante uma troca de presentes após a conversa particular, Francisco deu a Pence uma pequena caixa branca com uma medalha papal dentro.

"Eu não queria perguntar", disse Pence, rindo, quando o papa lhe entregou a caixa. "Isso é para a mãe."

Ao sair da biblioteca papal, Pence, ainda segurando a pequena caixa branca, disse: "Obrigado, Santidade, você me fez um herói ... Deus o abençoe".

Pence, que teve uma educação católica irlandesa rigorosa mas depois se converteu ao protestantismo evangélico, parecia estar se referindo ao fato de que o restante de sua família permaneceu na Igreja Católica Romana e que sua saída da fé havia pressionado as relações familiares.

Durante a reunião particular, Pence e o papa discutiram, entre outros tópicos, a manifestação anti-aborto de sexta-feira em Washington, informou o gabinete do vice-presidente. Trump será o primeiro presidente dos EUA a participar do comício anual.

Milhares de pessoas de todo o país se deslocaram até a capital norte-americana para o evento, que começou em 1973 depois que a Suprema Corte dos EUA, em sua decisão Roe vs. Wade, estabeleceu o direito constitucional de uma mulher ao aborto.

Depois do encontro com o papa, Pence discutiu assuntos globais, incluindo a situação na Venezuela, em conversas separadas com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, segundo o gabinete de Pence.

Francisco também deu a Pence alguns de seus escritos recentes, incluindo sua mensagem do Dia Mundial da Paz deste ano e Pence deu ao papa uma cruz de madeira feita de uma árvore na residência oficial do vice-presidente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade