PUBLICIDADE

Mundo

Vice-presidente dos EUA diz que tarifas continuam até China anunciar mudanças

17 nov 2018 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos não vão recuar na sua disputa comercial com a China e podem até mesmo dobrar as suas tarifas se o gigante asiático não aceitar as demandas norte-americanas, disse o vice-presidente do país, Mike Pence, neste sábado.

Em um discurso duro durante a cúpula da Apec, associação de países da Ásia e do Pacífico para a cooperação econômica, na Papua Nova Guiné, Pence desafiou a China em relação a comércio e segurança na região.

"Nós tomamos ação decisiva para lidar com o nosso desequilíbrio com a China", declarou Pence. "Colocamos tarifas sobre 250 bilhões de dólares em bens chineses, e podemos mais do que dobrar esse número."

"Os Estados Unidos não vão mudar a sua rota até que a China mude."

O alerta drástico não será provavelmente bem recebido nos mercados financeiros, que esperavam por um abrandamento da disputa e talvez até algum acordo na reunião do G20 neste mês na Argentina.

O presidente Donald Trump, que não foi à reunião da Apec, deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na Argentina.

A advertência de Pence neste sábado contrastou com as declarações feitas por Trump na sexta-feira, quando disse que não pode impor mais tarifas depois que a China enviou aos Estados Unidos uma lista de medidas que estava disposta a tomar para resolver as tensões comerciais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade