PUBLICIDADE

Mundo

Vice-diretor do FBI criticado por Trump renuncia ao cargo

30 jan 2018 - 07h44
(atualizado às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-diretor do FBI Andrew McCabe, criticado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por outros republicanos por suposta parcialidade contra Trump e a favor da candidata democrata na eleição de 2016, Hillary Clinton, pediu demissão, confirmaram autoridades norte-americanas na segunda-feira.

Vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, durante audiência em Washington, Estados Unidos 07/06/2017 REUTERS/Kevin Lamarque
Vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, durante audiência em Washington, Estados Unidos 07/06/2017 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

McCabe, que assumiu interinamente como diretor do FBI por mais de dois meses no ano passado depois que Trump demitiu o então diretor James Comey, deve deixar seu posto como número 2 da agência em março.

O FBI disse na segunda-feira que David Bowdich, a autoridade número 3 da agência, assumirá como vice-diretor interino.

A agência não comentou sobre as circunstâncias da saída de McCabe.

Perguntada sobre a saída de McCabe, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse a jornalistas: "Posso dizer que o presidente não fez parte desse processo de tomada de decisão". Sanders também afirmou que Trump continua a ter "plena confiança" no diretor do FBI, Christopher Wray, que indicou para substituir Comey.

McCabe pretendia permanecer no cargo por cerca de mais seis semanas, quando poderá se aposentar, mas decidiu sair antes ao invés de ser transferido para um posto inferior, de acordo com uma ex-autoridade graduada do FBI com conhecimento do assunto.

A saída antecipada acontece em meio a preocupações sobre um iminente relatório do Departamento de Justiça analisando as ações de McCabe e de outras importantes autoridades do FBI durante a campanha presidencial de 2016, disse a autoridade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade