PUBLICIDADE

Mundo

Verhofstadt, do Parlamento Europeu, diz que ainda não há acordo sobre Brexit

4 dez 2017 - 10h07
(atualizado às 10h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido e a União Europeia ainda não chegaram a um acordo sobre um pacote inicial de separação do Brexit, disse o coordenador do Brexit do Parlamento Europeu, Guy Verhofstadt, nesta segunda-feira após se encontrar com o negociador da UE, Michel Barnier.

 Verhofstadt, durante evento na London School of Economics, em Londres 28/9/2017 REUTERS/Afolabi Sotunde
Verhofstadt, durante evento na London School of Economics, em Londres 28/9/2017 REUTERS/Afolabi Sotunde
Foto: Reuters

Em declaração a repórteres após a reunião, Verhofstadt afirmou que as chances da primeira-ministra britânica, Theresa May, chegar a um acordo quando visitar Bruxelas mais tarde nesta segunda-feira são de 50 por cento. Ele disse que o Parlamento ainda está pressionando para que Londres ofereça mais garantias de direitos aos cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido.

Elmar Brok, outro membro do grupo do Brexit no Parlamento que compareceu à reunião, disse que há uma "chance muito boa" de um acordo e que o encontro de May com Barnier e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pode resolver questões pendentes.

Brok disse que está "espantado" com o quão longe as negociações chegaram e que as discordâncias permanecem sendo sobre "apenas algumas palavras".

A UE ainda está pressionando, disse, para que o Tribunal de Justiça da União Europeia tenha influência sobre a garantia de direitos dos cidadãos, enquanto sobre a Irlanda houve "uma difícil questão de formulação" para garantir que haverá um sistema para evitar controles de fronteira com a Irlanda do Norte quando o Reino Unido deixar o bloco.

Em seguida, Verhofstadt divulgou um comunicado escrito, em que disse: "Eu reiterei a prioridade do Parlamento: garantir a qualquer custo que os cidadãos da UE vivendo no Reino Unido não precisarão passar por um procedimento incerto, arbitrário e oneroso."

Segundo Verhofstadt, os direitos precisam ser garantidos. "Eles vieram ao Reino Unido com boa-fé para contribuir à sociedade britânica e precisam ser tratados com o respeito que merecem."

(Respeito de Gabriela Baczynska e Alastair Macdonald)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade