PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela irá distribuir alimentos a colombianos carentes em meio a tensão sobre auxílio

18 fev 2019 - 17h53
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Venezuela irá distribuir alimentos para moradores carentes da cidade de Cúcuta, na fronteira da Colômbia, neste final de semana, afirmou o ministro da Informação nesta segunda-feira, em um esforço paralelo com os planos da oposição de garantir auxílio humanitário à Venezuela.

Ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, cá entrevista coletiva no Palácio de Miraflores
22/01/2019
Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, cá entrevista coletiva no Palácio de Miraflores 22/01/2019 Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Ativistas da oposição têm se comprometido a trazer alimentos e medicamentos fornecidos em parte pelos Estados Unidos à Venezuela por meio de países vizinhos no sábado, apesar da recusa do presidente Nicolás Maduro de aceitar o auxílio. Milhões de pessoas enfrentam fome e desnutrição em meio a severa escassez de alimentos no país hiperinflacionado.

"Nós vamos levar mais de 20 mil caixas de (comida) aos irmãos e irmãs de Cúcuta para ajudar com a situação de extrema necessidade enfrentada pelos meninos e meninas de Cúcuta", disse o ministro da Informação, Jorge Rodríguez, em pronunciamentos televisionados.

Ele não disse explicitamente que a comida será distribuída em Cúcuta.

O líder da oposição, Juan Guaidó, que invocou artigos da Constituição no mês passado para se declarar presidente, tem lançado uma campanha nacional para garantir a entrada de alimentos e medicamentos no país por terra e mar no sábado.

Guaidó descreveu os comunicados de Rodríguez como "cínicos".

"Isso não muda em nada o nosso plano de gerar pressão para garantir a chegada do auxílio", disse Guaidó em coletiva de imprensa.

"Se não entrar no 23º, entrará no 24º, entrará no 25º" dia de fevereiro, disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade