PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela fará eleição para novo Parlamento em 6 de dezembro

1 jul 2020 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Venezuela vai realizar uma eleição em 6 de dezembro para escolher os novos integrantes do Parlamento, afirmou o conselho eleitoral do país na quarta-feira, estabelecendo oficialmente uma data para uma votação que a oposição diz será fraudada em favor do Partido Socialista.

Juan Guaidó
10/03/2020
REUTERS/Manaure Quintero
Juan Guaidó 10/03/2020 REUTERS/Manaure Quintero
Foto: Reuters

A oposição controla o Parlamento desde 2016, e o atual chefe do Legislativo, Juan Guaidó, foi reconhecido por dezenas de países como o legítimo líder do país após a acirrada reeleição de 2018 do presidente Nicolás Maduro.

"Anunciamos para 6 de dezembro de 2020 o processo eleitoral da Assembleia Nacional para o período 2021-2026", disse a chefe do conselho eleitoral, Indira Alfonzo, em uma transmissão na televisão.

A oposição se recusa a reconhecer as decisões do conselho eleitoral recentemente nomeado, alegando que ele foi ilegalmente designado pelo Supremo Tribunal de Justiça pró-governo.

"Os venezuelanos não participarão de uma farsa, como em maio de 2018", escreveu Guaidó no Twitter, referindo-se à reeleição de Maduro que foi amplamente boicotada pela oposição. "Escolhemos viver com dignidade e democracia."

Os críticos de Maduro também observam que o tribunal superior interveio na liderança dos principais partidos da oposição, colocando-os nas mãos de membros dos partidos que foram expulsos por acusações de que eram aliados dos governistas.

Perder o controle do Parlamento complicaria a posição de Guaidó.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade