PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela abre parcialmente fronteira com a Colômbia, fechada em fevereiro

8 jun 2019 - 13h17
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou na sexta-feira a abertura parcial da fronteira com a Colômbia, que o seu governo fechou em fevereiro contra a tentativa frustrada da oposição de trazer ajuda humanitária para o país.

    Maduro fechou as fronteiras com a Colômbia, o Brasil e as Antilhas Holandesas quando o líder da oposição, Juan Guaidó, preparava-se para levar ajuda humanitária para a Venezuela. No mês passado, o governo abriu a fronteira com o Brasil e com Aruba, mas as autoridades da ilha disseram que ela permaneceria fechada.

    Maduro afirmou na sexta-feira, pelo Twitter, que as fronteiras com a Colômbia para o Estado de Táchira seriam abertas neste sábado.

"Somos um povo de paz, que defende firmemente a nossa independência", escreveu.

    O fechamento causou problemas econômicos para cidades fronteiriças, crescentemente dependentes das cidades colombianas para o abastecimento de bens e serviços básicos.

    Muitos cidadãos cruzaram as fronteiras ilegalmente por estradas pequenas, muitas vezes pagando para criminosos que controlam essas passagens, para conseguir levar comida e medicamentos básicos ao país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade