PUBLICIDADE

Mundo

Vaticano critica suspensão de tratamentos a Vincent Lambert

Ex-bombeiro francês está em estado vegetativo desde 2008

21 mai 2019 - 15h37
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano divulgou um comunicado nesta terça-feira (21) criticando a interrupção das terapias paliativas para o ex-bombeiro francês Vincent Lambert, que está em estado vegetativo desde 2008 por causa de um acidente de moto.

Vincent Lambert ficou em estado vegetativo após acidente de moto
Vincent Lambert ficou em estado vegetativo após acidente de moto
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Após uma longa batalha judicial, os médicos do Hospital de Reims, onde o paciente está internado, decidiram suspender sua alimentação na última segunda-feira (20), o que causaria sua morte, mas um novo recurso na Justiça impediu a ortotanásia (eutanásia passiva).

"Desejamos reiterar a grave violação da dignidade da pessoa gerada pela interrupção da alimentação e da hidratação. O 'estado vegetativo', de fato, é um estado patológico certamente grave, mas que não compromete a dignidade das pessoas que estão nessa condição nem seus direitos fundamentais à vida e a receber tratamentos", diz uma nota do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e da Pontifícia Academia para a Vida.

"Alimentar um doente nunca será uma forma irracional de obstinação terapêutica, enquanto o organismo da pessoa é capaz de absorver nutrientes e hidratação. [...] A suspensão de tais terapias representa uma forma de abandono do doente, fundada em um juízo impiedoso sobre a qualidade da vida, expressão de uma cultura do descarte que seleciona as pessoas mais frágeis e indefesas", acrescenta o comunicado.

O caso Lambert dividiu sua família: a esposa e os irmãos apoiam a ortotanásia, enquanto os pais, católicos fervorosos, movem uma batalha nos tribunais para evitar a morte de seu filho. Uma lei em vigor na França desde 2005 proíbe a "persistência terapêutica" e permite a suspensão de tratamentos em determinados casos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade