PUBLICIDADE

Mundo

Vaticano acerta venda de prédio pivô de escândalo em Londres

Imóvel havia sido comprado com dinheiro de donativos

28 jan 2022 - 12h08
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano vendeu um edifício em Londres que está no centro de um escândalo financeiro por suposto mau uso de donativos à Santa Sé.

Compra de imóvel em Londres com dinheiro de donativos provocou terremoto nas finanças do Vaticano
Compra de imóvel em Londres com dinheiro de donativos provocou terremoto nas finanças do Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com o prefeito da Secretaria de Economia, padre Juan Antonio Guerrero Alves, o contrato já foi assinado. "Recebemos 10% do depósito, e tudo estará concluído em junho de 2022", declarou o sacerdote, sem revelar o valor da negociação.

O imóvel havia sido adquirido por 350 milhões de euros, em operação feita com recursos do Óbolo de São Pedro, o sistema de arrecadação de donativos da Igreja Católica. Esse dinheiro é usado normalmente para ações de caridade.

A negociação está no centro de um inquérito no Vaticano e já provocou a renúncia do poderoso cardeal Angelo Becciu ao cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e aos direitos do cardinalato.

Na época da compra do prédio, Becciu era o "número 2" da Secretaria de Estado do Vaticano, principal dicastério da Cúria Romana e gestora do Óbolo de São Pedro.

"O edifício foi vendido acima das avaliações que tínhamos feito no orçamento e de institutos especializados", acrescentou Alves, explicando que o Vaticano recebeu 16 ofertas pelo prédio. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade