PUBLICIDADE

Mundo

Ômicron pode superar Delta, diz especialista sul-africano

Para Adrian Puren, diretor-executivo interino da NICD, se a ômicron for mais transmissível do que a Delta, irá causar um pico de internações

30 nov 2021 - 15h00
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto de ilustração sobre a variante Ômicron do coronavírus
27/11/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Foto de ilustração sobre a variante Ômicron do coronavírus 27/11/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A variante Ômicron do coronavírus detectada no sul da África pode ser a candidata mais provável para desbancar a variante Delta altamente contagiosa, disse o diretor do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) nesta terça-feira.

A descoberta da Ômicron causa alarme global, levando países a limitarem viagens do sul da África por medo de que ela se dissemine rapidamente mesmo em populações vacinadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ela representa um risco global "muito alto" de surtos de infecções.

"Pensamos: 'o que prevalecerá sobre a Delta?'. Esta sempre foi a questão, em termos de transmissibilidade ao menos... talvez esta variante em particular seja a variante", disse Adrian Puren, diretor-executivo interino do NICD, à Reuters em uma entrevista.

Puren disse que os cientistas devem saber dentro de quatro semanas a que ponto a Ômicron consegue escapar da imunidade induzida pelas vacinas ou por infecções anteriores e se ela leva a sintomas clínicos piores do que aqueles de outras variantes.

Relatos ocasionais de médicos que tratam pacientes de Covid-19 sul-africanos indicam que a Ômicron parece estar produzindo sintomas amenos, como tosse seca, febre e transpiração noturna, mas especialistas desaconselham a tirar conclusões firmes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade