PUBLICIDADE

Mundo

Variante indiana pode estar se espalhando mais devagar que o temido no Reino Unido, diz epidemiologista

19 mai 2021 - 10h29
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A variante da Covid-19 identificada pela primeira vez na Índia pode estar se espalhando mais devagar do que se temia, disse um importante epidemiologista britânico nesta quarta-feira, mas as vacinas podem ser menos eficazes em limitar sua disseminação.

Placa de alerta sobre variantes em meio à pandemia de Covid-19 em Bolton, no Reino Unido
17/05/2021 REUTERS/Phil Noble
Placa de alerta sobre variantes em meio à pandemia de Covid-19 em Bolton, no Reino Unido 17/05/2021 REUTERS/Phil Noble
Foto: Reuters

"Há... um vislumbre de esperança nos dados recentes de que, embora essa variante ainda pareça ter uma vantagem significativa de crescimento, a magnitude dessa vantagem parece ter caído um pouco com os dados mais recentes", disse Neil Ferguson, epidemiologista do Imperial College London, à rádio BBC, acrescentando que eram necessários mais dados.

Ferguson, membro Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (Sage) do governo, disse que o crescimento inicial rápido da B.1.617.2 ocorreu entre pessoas que viajaram e tinham maior chance de viver em famílias multigeracionais --com muitas pessoas-- ou em áreas carentes, e a facilidade de transmissão pode não ser a mesma em outros ambientes.

Graham Medley, também membro do Sage e professor de modelagem de doenças na London School of Hygiene and Tropical Medicine, disse que embora a variante esteja se espalhando rapidamente em algumas áreas, "nós ainda não a vimos decolar e crescer rapidamente em todos os outros lugares".

"Uma das coisas fundamentais que vamos procurar nas próximas semanas será: até que ponto isso se espalha para fora dessas áreas", disse ele à Reuters.

Ferguson acrescentou que embora haja uma "boa dose de confiança" de que as vacinas protejam contra casos graves da variante, a B.1.617.2 pode ser capaz de se espalhar mais facilmente entre pessoas vacinadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade