PUBLICIDADE

Mundo

Vacinação contra covid pode começar nos EUA em dezembro

Cerca de 70% da população de 330 milhões de norte-americanos precisará ser inoculada para se chegar à "imunidade de rebanho"

23 nov 2020 - 11h05
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos recomendaram que as primeiras vacinas contra covid-19 comecem a ser aplicadas um dia ou dois depois do obterem aprovações regulatórias no mês que vem, disse uma autoridade graduada do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo no domingo.

Palavra "Covid-19" refletida em gota que cai de agulha de seringa em foto de ilustração
09/11/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Palavra "Covid-19" refletida em gota que cai de agulha de seringa em foto de ilustração 09/11/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Cerca de 70% da população de 330 milhões de norte-americanos precisará ser inoculada para se chegar à "imunidade de rebanho" do vírus, um objetivo que o país pode alcançar até maio, de acordo com o doutor Moncef Slaoui, principal conselheiro científico da Operação Warp Speed.

Slaoui disse que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) provavelmente concederá em meados de dezembro uma aprovação para a distribuição da vacina produzida pela Pfizer e pela parceira alemã BioNTech, iniciando a maior campanha de vacinação da história do país.

Os conselheiros externos da FDA devem se reunir no dia 10 de dezembro para analisar a solicitação de uso emergencial da Pfizer para sua vacina, que a empresa disse ter se mostrado 95% eficaz contra infecções do vírus respiratório altamente contagioso.

Uma segunda farmacêutica, a Moderna, deve pedir uma aprovação para sua vacina contra Covid-19 no final de dezembro.

Falando em vários programas de notícias na manhã de domingo, Slaoui delineou um cronograma para obter as primeiras doses da vacina da Pfizer mediante autorização da FDA para os que serão os primeiros a recebê-la.

"Vinte e quatro horas após a aprovação, a vacina estará a caminho e localizada nas áreas nas quais cada Estado nos terá dito onde quer as doses de vacina", disse Slaoui no programa "Meet the Press" da rede NBC.

"Então acredito que, talvez um dia ou dois após a aprovação no dia 11 ou 12 de dezembro, com sorte as primeiras pessoas serão imunizadas nos Estados Unidos", disse ele no programa "State of the Union" da CNN.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade