PUBLICIDADE

Mundo

Vacina da Novavax é mais de 90% eficaz em teste dos EUA

14 jun 2021 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Novavax relatou nesta segunda-feira que dados de seu teste clínico de estágio avançado realizado nos Estados Unidos mostrou que sua vacina é mais de 90% eficaz contra uma variedade de variantes do vírus da Covid-19.

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 com logo da Novavax ao fundo em foto de ilustração
09/02/2021  REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 com logo da Novavax ao fundo em foto de ilustração 09/02/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

O estudo com quase 30 mil voluntários dos EUA e do México coloca a Novavax no rumo de um pedido de autorização de emergência nos EUA e em outros locais no terceiro trimestre de 2021, disse a empresa.

A candidata a vacina contra Covid-19 da Novavax baseada em proteínas foi mais de 93% eficaz contra as variantes predominantes de Covid-19 que preocupam cientistas e autoridades de saúde pública, disse a Novavax.

As vacinas baseadas em proteínas são uma abordagem convencional que usa fragmentos purificados do vírus para desencadear uma reação imunológica, como as vacinas contra coqueluche e herpes zoster.

Durante o teste, a variante B.1.1.7 descoberta inicialmente no Reino Unido se tornou a variante mais comum nos EUA, relatou a empresa.

A Novavax também detectou variantes da Covid-19 encontradas primeiramente no Brasil, África do Sul e Índia entre os participantes do teste, disse seu chefe de pesquisa e desenvolvimento, doutor Gregory Glenn, à Reuters.

A vacina foi 91% eficaz entre voluntários com risco alto de infecção grave e 100% eficaz na prevenção de casos moderados e graves de Covid-19, e ainda cerca de 70% eficaz contra variantes da Covid-19 que a Novavax foi incapaz de identificar, disse Glenn.

"Falando de forma prática, é muito importante que a vacina consiga proteger contra um vírus que está circulando intensamente" em termos de variantes novas, disse Glenn.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade