PUBLICIDADE

Mundo

Vacina da AstraZeneca pode imunizar por 1 ano, diz pesquisa

Indícios de testes realizados na vacina experimental contra covid-19 apontam que vírus pode sofrer mutação e novas doses sejam necessárias

23 nov 2020 - 08h44
(atualizado às 08h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas que testam a eficácia da vacina experimental para Covid-19 da AstraZeneca disseram que não podem ter certeza se o vírus sofrerá mutação de uma forma que tornaria necessário repetir a vacinação todos os anos, mas, por enquanto, isso parece improvável.

Logo da AstraZeneca na Bolsa de Valores de Nova York
08/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Logo da AstraZeneca na Bolsa de Valores de Nova York 08/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

"Não sabemos ainda se este vírus sofrerá mutação que distanciará da resposta imune", disse o diretor do grupo de vacinas de Oxford, Andrew Pollard, a repórteres em uma entrevista, acrescentando: "Não há evidências disso ainda."

Questionado sobre se a vacina --que mostrou pelo menos 70% de eficácia em dados preliminares de ensaios de Fase 3-- poderia oferecer proteção de longo prazo, Pollard afirmou que "temos otimismo de a resposta imunológica durar pelo menos um ano", mas reforçou que os testes precisam de mais tempo para poder dar qualquer confirmação de durabilidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade