PUBLICIDADE

Mundo

União Europeia cria agência para emergências sanitárias

Hera terá missão de preparar e atuar em crises locais e mundiais

16 set 2021 - 13h59
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento da Autoridade Europeia para Preparação e Resposta às Emergências Sanitárias (Hera), uma nova agência que terá a missão de "antecipar ameaças e as potenciais" crises na área da saúde.

Kyriakides anunciou a criação da Hera
Kyriakides anunciou a criação da Hera
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No caso de uma emergência, como ocorre atualmente com a pandemia de Covid-19, a Hera também funcionará como um centro único de compra, assegurando o desenvolvimento, a produção e a distribuição de medicamentos, vacinas e materiais sanitários para todos os países do bloco.

Para a presidente do Executivo, Ursula von der Leyen, a Autoridade será um "dos pilares" da área da Saúde na União Europeia e surge para preencher algumas das lacunas vistas durante a atual pandemia.

O orçamento para a agência será de 6 bilhões de euros para o período entre 2022-2027, mas ela vai começar a funcionar parcialmente já a partir de agora. As funções plenas da Hera entrarão em vigor em 2022 e, para 2025, está marcada a primeira análise do trabalho.

"Não temos tempo a perder. A extensão das ameaças [sanitárias] que enfrentamos é tal que a nossa resposta deve ser ambiciosa. Para dizer claramente, nós tínhamos a necessidade da Hera ontem e é por isso que a nova Autoridade começará a funcionar hoje. Investir na saúde é um investimento no nosso futuro", afirmou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

Sobre o orçamento, a representante destacou que ele poderá subir para quase 30 bilhões de euros "se levarmos em consideração todos os investimentos em segurança sanitária, preparação e resposta através de outros programas da UE" bem como "será ainda mais incrementado se considerarmos os investimentos feitos em nível nacional e se levarmos em conta o envolvimento do setor privado".

"Depois de dois anos caracterizados por uma pandemia devastadora, Hera é um símbolo da mudança de mentalidade em matéria de política sanitária a qual todos devemos aderir porque agindo juntos somos mais fortes e capazes de fazer verdadeiramente a diferença para a segurança sanitária dos nossos cidadãos", finalizou Kyriakides. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade