PUBLICIDADE

Mundo

Último jornal venezuelano contrário à Maduro publica última edição impressa

14 dez 2018 - 20h04
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal venezuelano El Nacional, um crítico pesado do governo do governista Partido Socialista, publicou nesta sexta-feira sua última edição impressa após anos lutando contra a pressão do governo e uma economia em colapso.

Vista da redação do jornal El Nacional em Caracas
14/06/2018
REUTERS/Adriana Loureiro
Vista da redação do jornal El Nacional em Caracas 14/06/2018 REUTERS/Adriana Loureiro
Foto: Reuters

O jornal, que está fazendo sua transição para um formato digital, tem tido cada vez mais dificuldades para conseguir tinta para impressão devido a controles de câmbio que tornam as importações praticamente impossíveis, além de dever uma série de pagamentos em um processo de difamação contra o número dois do Partido Socialista, Diosdado Cabello. 

"Eu quero pensar que isso é uma pausa", disse a editora-chefe do jornal, Patricia Spadaro, em uma entrevista coletiva na redação vazia do jornal. 

O El Nacional disse que irá retomar sua edição impressa "quando o país voltar a ser uma democracia", em referência às crescentes críticas globais de que o presidente Nicolás Maduro criou uma ditadura. 

Marcos Ruiz, secretário-geral do Sindicato de Funcionários da Imprensa da Venezuela, descreveu o fim da edição impressa do El Nacional como parte do tratamento hostil dado à imprensa pelo governo. 

O jornal enfrentou críticas ao longo dos anos, primeiro por ter apoiado abertamente o fundador do Partido Socialista, o ex-presidente Hugo Chávez, em sua campanha em 1998. 

Em 2002, depois que o editor do jornal se desentendeu com Chávez, o El Nacional celebrou um golpe frustrado feito por militares dissidentes contra Chávez, o que os críticos classificaram como uma evidência de que a publicação havia colocado a política à frente da objetividade. 

O jornal era frequentemente atacado por alimentar a polarização na política do país ao ignorar apoiadores do governo e favorecer sem questionamento seus críticos. 

Com a inflação chegando a 1,3 milhão por cento atualmente, o jornal teve dificuldades para manter sua equipe. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade