PUBLICIDADE

Mundo

Último debate pode ser cartada final para Trump alterar corrida presidencial

22 out 2020 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá uma última chance de pleitear sua reeleição diante de uma audiência enorme de norte-americanos quando confrontar o rival democrata Joe Biden nesta quinta-feira no debate final entre os dois antes da eleição de 3 de novembro.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento de campanha na Flórida
08/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento de campanha na Flórida 08/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

O encontro televisionado acontece no momento em que Trump precisa urgentemente alterar a trajetória da corrida. Biden tem uma vantagem considerável nas pesquisas nacionais a menos de duas semanas da votação, embora a disputa esteja muito mais acirrada em alguns Estados-chave.

Pesquisas de opinião mostram que há relativamente poucos eleitores indecisos. O número recorde de 42 milhões de norte-americanos já votou antes do debate em Nashville, no Tennessee, o que significa que a oportunidade de Trump influenciar o resultado da corrida pode estar passando.

O primeiro e agressivo debate entre Biden e Trump foi assistido por ao menos 73 milhões de telespectadores. Trump recusou um segundo debate quando este foi alterado para um formato virtual após seu diagnóstico de Covid-19.

A doença manteve o republicano longe dos eventos de campanha durante mais de uma semana, e ele vem tentando recuperar terreno furiosamente desde então, às vezes realizando dois comícios em um dia.

Seu itinerário de viagem vem se concentrando em Estados como Arizona, Flórida, Carolina do Norte e Pensilvânia, onde sondagens apontam que a disputa está mais apertada e onde vencer poderia lhe conceder uma vitória no Colégio Eleitoral.

A pesquisa Reuters/Ipsos mais recente mostra Biden com 9 pontos de dianteira nacionalmente, menos do que os 12 pontos da primeira semana de outubro, mas com uma vantagem considerável nos competitivos Michigan e Wisconsin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade