PUBLICIDADE

Mundo

UE "irá entrar em colapso" se não reagir a decisão judicial na Polônia, diz autoridade

11 out 2021 - 19h02
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia "começará a entrar em colapso" a não ser que reaja a uma decisão da maior corte da Polônia de que a legislação nacional supera as leis europeias, afirmou uma autoridade sênior do bloco na segunda-feira.

10/10/2021
REUTERS/Kacper Pempel
10/10/2021 REUTERS/Kacper Pempel
Foto: Reuters

O tribunal constitucional da Polônia tomou uma decisão contrária ao princípio central da integração europeia na semana passada, escalando gravemente uma disputa sobre os valores fundamentais entre os eurocéticos que governam Varsóvia e a maioria dos 27 países da União Europeia.

Mais de 100 mil pessoas protestaram na Polônia no domingo em apoio à União Europeia, soando o alarme sobre o que temem que pode ser uma perspectiva de que o país siga o Reino Unido e deixe o bloco em um eventual "Polexit". 

"Se não mantivermos o princípio na UE de que regras iguais são respeitadas da mesma maneira em toda a Europa, a Europa inteira começará a entrar em colapso", disse Vera Jourova, Comissária da UE do país vizinho à Polônia, a República Tcheca.

"É por isso que teremos que reagir a esse novo capítulo que a Corte Constitucional polonesa começou a escrever", disse Jourova, que é encarregada de valores e transparência na Comissão Europeia, o Poder Executivo do bloco. 

De um jeito ou de outro, a decisão irá custar um preço ao governo de Varsóvia. 

A corte polonesa segue uma série de longas e divisivas disputas na qual o país é acusado por muitos países ocidentais, agências reguladoras e organizações internacionais de limitar a independência da imprensa e da Justiça, e de infringir os direitos de mulheres, imigrantes e pessoas da comunidade LGBT desde que o partido Lei e Justiça (PiS) chegou ao poder em 2015.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade