PUBLICIDADE

Mundo

UE e Japão assinam acordo de livre comércio

Tratado engloba área com um terço do PIB mundial

17 jul 2018 - 14h33
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão e a União Europeia assinaram nesta terça-feira (17), em Tóquio, um acordo de livre comércio que prevê a abolição de 90% das tarifas alfandegárias entre as duas partes.

Donald Tusk, Shinzo Abe e Jean-Claude Juncker assinam acordo de livre comércio
Donald Tusk, Shinzo Abe e Jean-Claude Juncker assinam acordo de livre comércio
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O tratado era para ter sido firmado na semana passada, mas a cerimônia acabou sendo adiada por causa das tempestades e inundações que deixaram mais de 100 mortos no Japão. O acordo foi assinado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pelo chefe do Conselho Europeu, Donald Tusk, e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

"Com o maior acordo bilateral de todos os tempos, hoje solidificamos a amizade nipo-europeia. Estamos distantes geograficamente, mas política e economicamente não poderíamos estar mais próximos", disse Tusk no Twitter.

"A assinatura do acordo de parceria econômica com o Japão é uma declaração sobre o futuro do comércio livre e igualitário. Não há proteção no protecionismo, e não há união onde tem unilateralismo", reforçou Juncker, em um claro recado ao presidente dos EUA, Donald Trump.

O acordo cria uma área de livre comércio de mais de 600 milhões de cidadãos e equivalente a um terço do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade