PUBLICIDADE

Mundo

UE e EUA suspendem taxas impostas por disputa entre Airbus e Boeing

Decisão será válida durante quatro meses, segundo von der Leyen

5 mar 2021 - 15h23
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) fecharam um acordo nesta sexta-feira (5) para suspender a aplicação de tarifas no âmbito da disputa sobre a Boeing e Airbus.

Vinhos franceses foram taxados na última rodada de sanções
Vinhos franceses foram taxados na última rodada de sanções
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europea, Ursula von der Leyen, após telefonema com o presidente americano, Joe Biden.

"Concordamos em suspender todas as nossas tarifas impostas no contexto da disputa Airbus-Boeing, tanto para produtos aeronáuticos quanto para não aeronáuticos, por um período inicial de quatro meses", declarou ela.

Von der Leyen explicou que os dois líderes se comprometeram também em resolver essas disputas, e que a decisão marca "um novo começo" para a parceria com o governo dos Estados Unidos.

A disputa entre as duas empresas aéreas se arrasta há mais de 15 anos e tem causado uma imposição de tarifas de ambos os lados.

Washington e Bruxelas se acusam de apoiar companhias aeronáuticas como a Boeing e a Airbus violando acordos comerciais. Ambas as partes obtiveram autorização da Organização Mundial do Comércio para impor tarifas punitivas.

Em dezembro passado, inclusive, os EUA anunciaram uma nova rodada de aplicação de taxas sobre os produtos da UE. Entre os itens afetados, foram incluídos vinhos não espumantes e conhaques produzidos na França e na Alemanha, além de peças de aeronaves.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade