PUBLICIDADE

Mundo

UE diz que doses de reforço contra Covid podem ter riscos legais sem aprovação regulatória

26 ago 2021 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários

Países da União Europeia que decidirem usar vacinas de reforço contra Covid-19 podem enfrentar riscos legais maiores porque a dose adicional ainda não foi recomendada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), disse a Comissão Europeia nesta quinta-feira.

Profissional de saúde aplica vacina contra Covid-19 em Paris
13/08/2021 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Profissional de saúde aplica vacina contra Covid-19 em Paris 13/08/2021 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Foto: Reuters

A EMA vem repetindo que precisa de mais dados antes de poder aprovar o uso de doses de reforço, mas oito países europeus decidiram recomendá-las, e mais de uma dúzia estão prestes a adotar ações semelhantes em breve.

"Atualmente, doses de reforço não são parte da autorização de comercialização de vacinas contra Covid-19 e ainda não foram submetidas a uma avaliação científica da EMA devido à ausência de dados suficientes", disse a Comissão Europeia nesta quinta-feira em um comunicado à Reuters.

"A responsabilidade de decidir incluir vacinas de reforço na campanha de vacinação continua com os Estados-Membros", disse o comunicado, acrescentando: "Enquanto as doses de reforço não fizerem parte da autorização de comercialização, o compromisso das empresas fica modificado."

Isto pode significar que, no caso de efeitos colaterais inesperados que possam estar ligados às vacinas de reforço, os países da UE podem arcar com a maior parte de quaisquer consequências legais e exigências de indenização.

A Comissão disse, porém, que o compromisso das empresas não desapareceria inteiramente se as vacinas de reforço fossem administradas sem a aprovação da EMA --por exemplo, se um efeito colateral após uma dose de reforço for causado por problemas de fabricação, a farmacêutica continuaria responsável por ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade