PUBLICIDADE

Mundo

UE deveria estar aberta a soluções "criativas" para fronteira com a Irlanda, diz ministro do Brexit

2 set 2019 - 19h33
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro britânico do Brexit, Stephen Barclay, disse em uma entrevista a diversos jornais europeus publicada nesta segunda-feira que a União Europeia deveria estar aberta a soluções "criativas e flexíveis" para a questão da fronteira com a Irlanda. 

Ministro britânico do Brexit, Stephen Barclay
29/08/2019
REUTERS/Toby Melville
Ministro britânico do Brexit, Stephen Barclay 29/08/2019 REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

O principal negociador com a UE está pessimista sobre a possibilidade de evitar um cenário de saída sem acordo à medida que o bloco não indica aceitar a demanda dos britânicos para remover das negociações o chamado "mecanismo backstop", que garantiria uma fronteira aberta entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. 

Barclay insistiu na entrevista, de acordo com comentários publicados pelo jornal alemão Die Welt, que a UE deveria estar mais interessada em "soluções criativas e flexíveis", acrescentando que a atual posição era uma "abordagem absolutista". 

Ele rejeitou a declaração do negociador da UE Michel Barnier de que o mecanismo backstop não era negociável e questionou a unidade entre os 27 Estados membros remanescentes em relação à questão. 

"Isso contrasta com a posição que ouvi em diversas capitais da UE. Eles estão abertos a soluções criativas e flexíveis e estão interessados em ouvir os detalhes do Reino Unido", disse Barclay, acrescentando: "Deixaremos a UE no dia 31 de Outubro, com ou sem um acordo."

Comentários anteriores de Barclay não ofereceram pistas sobre quais seriam as propostas dos britânicos para uma solução "criativa". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade