PUBLICIDADE

Mundo

UE denuncia Itália por excesso de poluição do ar

Níveis de PM10 no país estão acima dos permitidos pelo bloco

16 mai 2018 - 21h44
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Europeia denunciou nesta quarta-feira (16) a Itália ao Tribunal de Justiça do bloco por conta de violações de normas sobre limites de poluição atmosférica.

Nuvem de poluição sobre a cidade de Turim, na Itália
Nuvem de poluição sobre a cidade de Turim, na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo Bruxelas, os níveis de PM10, partículas características da contaminação do ar, permanecem acima do permitido em diversas cidades do país.

Pelo mesmo motivo, o poder Executivo da União Europeia denunciou Hungria, Romênia, França, Alemanha e Reino Unido - no caso desses três últimos, o motivo é o excesso de dióxido de nitrogênio na atmosfera.

O caso é fruto de um procedimento de infração aberto em 2014, e a UE chegou a dar um ultimato para nove países, incluindo a Itália, adotarem medidas para reduzir a poluição do ar. Desses nove, apenas Eslováquia, Espanha e República Tcheca não foram denunciados.

A cada ano, pelo menos 400 mil pessoas morrem prematuramente na UE por problemas ligados à contaminação atmosférica.

Outros casos

A Itália também foi denunciada pela Comissão Europeia nesta quarta por não aplicar medidas para impedir a difusão da bactéria Xylella fastidiosa, que é mortal para oliveiras.

Além disso, poderá responder no Tribunal de Justiça da UE por não ter garantido a plena conformidade às regras sobre gestão de rejeitos de combustível nuclear e radioativos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade