PUBLICIDADE

Mundo

UE cobra Mercosul sobre Amazônia antes de ratificar acordo

Declaração foi dada pelo vice-presidente da Comissão Europeia

2 out 2020 - 14h59
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirmou que os países do Mercosul "devem apresentar resultados significativos no combate ao desmatamento [na Amazônia] e no cumprimento do Acordo de Paris", antes que o tratado de livre comércio seja ratificado pela UE.

Incêndio em Alter do Chão em Santarém (PA), na região da Amazônia
Incêndio em Alter do Chão em Santarém (PA), na região da Amazônia
Foto: Bruno Cecim/Futura Press / Ansa - Brasil

A declaração foi dada pelo candidato ao cargo de comissário para o Comércio, nesta sexta-feira (2), durante seu discurso na comissão competente do Parlamento Europeu.

"Proteger a Amazônia é uma urgência e é bom que haja um diálogo permanente com os países do Mercosul", disse Dombrovskis, compartilhando sua "preocupação" com o desmatamento.

Direcionando seu discurso aos cidadãos, ao Parlamento Europeu e aos Estados-membros, o político explicou que, se a UE tentasse colocar agora a ratificação do acordo na ordem do dia, não teria sucesso. Por isso, os "resultados reais" do desmatamento dos países do Mercosul "são um elemento crítico para prosseguir".

Segundo o representante da UE, "estão em curso contatos informais com os governos do Mercosul, em particular o Brasil, para ver que compromissos concretos é possível obter".

O tratado comercial entre a União Europeia e o Mercosul foi assinado em 2019, após 20 anos de negociações, mas precisa ser ratificado por todos os parlamentos nacionais envolvidos - alguns deles, como dos Países Baixos e da Áustria, já aprovaram moções pedindo a rejeição do acordo.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também disse que não ratificará o acordo se o governo brasileiro não garantir a proteção da floresta. Já a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse ter "sérias dúvidas" devido à crise na Amazônia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade