PUBLICIDADE

Mundo

UE assina acordo de livre comércio com Nova Zelândia

30 jun 2022 - 16h00
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia e a Nova Zelândia assinaram nesta quinta-feira (30) um acordo de livre comércio após quatro anos de negociações e em um momento delicado para o equilíbrio geopolítico de todo o mundo.

Anúncio foi feito por Jacinda Ardern e por Ursula von der Leyen
Anúncio foi feito por Jacinda Ardern e por Ursula von der Leyen
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pela primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, durante coletiva de imprensa em Bruxelas.

"É um momento histórico. É um acordo comercial moderno e sólido. Cria grandes oportunidades para nossas empresas, nossos agricultores, nossos consumidores. E o que é importante: para ambas as partes", disse a chefe do poder executivo da UE.

De acordo com o bloco, o acordo aumentará o comércio entre as duas partes em 30%. Para a Europa significa um crescimento anual das exportações para a Nova Zelândia de até 4,5 bilhões de euros e investimentos de até 80%, além de um corte nas tarifas para empresas de cerca de 140 milhões de euros por ano.

"Wellington é um parceiro fundamental para nós na região do Indo-Pacífico", disse von der Leyen, destacando que o acordo mostra que "democracias como a nossa trabalham juntas".

O pacto, que deverá agora ser ratificado por Bruxelas, os países europeus e a Nova Zelândia, vai reduzir as barreiras comerciais na troca de bens e serviços.

Segundo Ardern, o acordo fornece acesso isento de impostos para 97% das exportações atuais do país para a UE, com 91% das tarifas sendo suspensas no dia em que a implementação do acordo começar.

Já Von der Leyen explicou que a medida protege cerca de 200 produtos agroalimentares europeus com indicações geográficas e garante que quase todas as tarifas serão eliminadas nas exportações para a Nova Zelândia.

Além disso, o acordo prevê a abertura do mercado de serviços neozelandês para finanças, telecomunicações, transporte marítimo, melhor acesso a compras públicas e regras transparentes para fluxos de dados e digitais.

"A UE e a Nova Zelândia são parceiros que defendem a democracia e uma ordem mundial baseada no direito internacional", enfatizou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, saudando "a ajuda da Nova Zelândia à Ucrânia e sua forte postura contra a agressão russa".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade