PUBLICIDADE

Mundo

UE apoia manter fronteiras externas fechadas até meados de junho

8 mai 2020 - 15h36
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Órgãos executivos da União Europeia (UE) apoiaram nesta sexta-feira a manutenção de restrições de viagens ao continente por mais 30 dias, até meados de junho, como parte de medidas extraordinárias para limitar a disseminação do novo coronavírus.

Migrante em fronteira fechada entre Sérvia e Hungria --esta, membro da União Europeia 
06/02/2020
REUTERS/Bernadett Szabo
Migrante em fronteira fechada entre Sérvia e Hungria --esta, membro da União Europeia 06/02/2020 REUTERS/Bernadett Szabo
Foto: Reuters

Em meados de março, o bloco decidiu fechar fronteiras externas para qualquer viagem não essencial, em uma tentativa fracassada de evitar que os 27 Estados-membros fechassem as fronteiras dentro da Europa.

A comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, disse nesta semana que a Europa terá que "voltar ao futuro" das fronteiras abertas apenas quando a pandemia estiver sob controle.

Mas, por enquanto, pelo menos 17 dos 26 países do Acordo de Schengen possuem várias restrições de viagem. O acordo de Schengen reúne a maioria dos países da UE, além da Noruega, Islândia e outros.

"As restrições à livre circulação e aos controles nas fronteiras internas precisarão ser afrouxadas gradualmente antes que possamos remover as restrições nas fronteiras externas e garantir o acesso à UE para os não residentes da UE em viagens não essenciais", disse Johansson em comunicado nesta sexta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade