PUBLICIDADE

Mundo

UE anuncia 9º pacote de sanções contra Rússia por guerra

7 dez 2022 - 17h01
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia (UE) anunciou nesta quarta-feira (7) o nono pacote de sanções contra a Rússia, cujas medidas devem afetar cerca de 200 indivíduos, como uma nova resposta pela guerra na Ucrânia.

Invasão russa à Ucrânia já dura quase 10 meses
Invasão russa à Ucrânia já dura quase 10 meses
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"A Rússia continua a trazer morte e devastação para a Ucrânia. Nós apoiamos a Ucrânia e estamos fazendo a Rússia pagar por sua crueldade. Os oito pacotes de sanções que introduzimos até agora já estão atingindo [o país] duramente. Hoje estamos intensificando a a pressão sobre a Rússia com um nono pacote de sanções", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um vídeo.

Segundo a líder europeia, entre as 200 pessoas afetadas pelas sanções estão membros das forças armadas russas, oficiais e empresas que operam no setor da defesa, mas também indivíduos da Duma, Parlamento baixo da Rússia, dos ministérios, partidos políticos e governadores".

Von der Leyen explicou ainda que todos são "figuras-chave no bombardeamento de civis na Ucrânia e no rapto de menores ucranianos levados para a Rússia".

As sanções se aplicarão a três instituições bancárias adicionais e incluirão novos controles e restrições à exportação.

"Atingiremos duramente as forças armadas russas, o setor militar e de defesa, as empresas que produzem equipamentos militares ou aquelas que planejam ataques com mísseis contra civis e infraestrutura civil, em grave violação do direito internacional", garantiu o alto representante da Política Externa da UE, Josep Borrell.

"Depois da comida e da fome, Putin decidiu usar o inverno como uma arma: ele quer cortar o fornecimento de eletricidade, aquecimento e água para milhões de civis na Ucrânia", acrescentou ele.

A proposta divulgada hoje, que ainda terá que ser avaliada pelos países-membros e votada pelo Conselho da UE, segue a mesma linha dos pacotes anteriores, prevendo uma série de medidas para reforçar a pressão sobre o governo e a economia russa, para enfraquecer a capacidade militar de Moscou. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade