PUBLICIDADE

Mundo

UE adia nomeação de Draghi à frente do BCE

A nomeação do italiano Mario Draghi à presidência do Banco Central Europeu (BCE), prevista inicialmente para esta quinta-feira, primeiro dia de uma cúpula da UE em Bruxelas, foi adiada para sexta-feira, indicou o chefe de governo italiano, Silvio Berluscon

23 jun 2011 - 18h34
Compartilhar

BRUSELAS, Bélgica, 23 Jun 2011 (AFP) -A nomeação do italiano Mario Draghi à presidência do Banco Central Europeu (BCE), prevista inicialmente para esta quinta-feira, primeiro dia de uma cúpula da UE em Bruxelas, foi adiada para sexta-feira, indicou o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi.

Interrogado pela imprensa sobre se os líderes da União Europeia (UE) tinham tomado esta decisão ao término do primeiro dia de sua cúpula, Berlusconi respondeu: "Amanhã".

Segundo fontes diplomáticas, a França está por trás deste adiamento.

Nos últimos dias, o governo francês demonstrou aos seus sócios seu interesse em conservar um lugar no seio da direção do BCE após a saída do atual presidente, Jean-Claude Trichet, em novembro.

Por este motivo, Paris quer recuperar o posto do italiano Lorenzo Bini Smaghi, cujo mandato termina em 2013, mas ele não está disposto a sair antes da hora.

fff-app/ma

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade