PUBLICIDADE

Mundo

UE adia decisão sobre conversas de filiação de Albânia e Macedônia do Norte

18 jun 2019 - 17h48
Compartilhar
Exibir comentários

Governos da União Europeia não conseguiram cumprir nesta terça-feira uma promessa de iniciar conversas sobre a filiação da Albânia e da Macedônia do Norte, que enfrentam novos atrasos em suas esperanças de se unir ao bloco devido à resistência do norte da Europa.

 REUTERS/Francois Lenoir
REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

Ministros europeus se reuniram em Luxemburgo quase exatamente um ano depois de adiarem inesperadamente uma decisão de iniciar conversas com os dois países, e causaram dúvidas a respeito da estratégia da UE para os Bálcãs como contraposição à presença crescente de russos e chineses.      

    Depois de muitos debates, os 28 Estados membros da UE concordaram de forma unânime em adotar "uma decisão clara e substantiva" sobre os dois postulantes no máximo até outubro.

    Apesar de uma recomendação da Comissão Europeia para a Macedônia do Norte e a Albânia do Executivo do bloco para que as conversas comecem, o Parlamento da Alemanha adiou qualquer decisão até setembro, e a Câmara baixa holandesa rejeitou negociações com a Albânia.

    A França também mostra relutância, e pediu à UE que resolva seu próprios problemas internos antes de admitir novos membros.

    O texto da UE diz que qualquer ampliação futura não só dependeria do progresso dos candidatos em reformas, mas também de "garantir que a UE possa manter e aprofundar seu próprio desenvolvimento, inclusive sua capacidade de integrar novos membros".

    O apetite do bloco por uma ampliação adicional vem sendo erodido continuamente pelo sentimento anti-imigração entre os eleitores e pelas críticas crescentes aos seus processos decisórios já complexos e antiquados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade